Câmara de Lobos dinamiza projecto “Pés de Palco”

“Pés de Palco” é um projecto piloto promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos destinado a crianças com e sem necessidades especiais, procurando promover a inclusão social através das artes performativas.

Em colaboração com as escolas EB1/PE do Jardim da Serra e EB1/PE Ribeiro de Alforra, são desenvolvidas actividades lúdicas se e pedagógicas, com forte componente prática de expressão dramática e corporal. Os alunos são orientados por uma psicóloga, com formação na área da arte-terapia.

A autarquia considera este tipo de abordagem um complemento essencial às áreas curriculares, facilitando o processo cognitivo e psicomotor do aluno, bem como o desenvolvimento de competências sociais, refere um comunicado de imprensa. O objectivo passa por proporcionar, não só a manifestação da criatividade e inovação, como também o cultivo da imaginação e reflexão crítica. Neste sentido, “Pés de Palco” visa contribuir para que questões como baixo rendimento escolar, falta de interesse ou mau comportamento sejam amenizadas, bem como tornar os alunos mais autónomos e confiantes.

Esta é mais uma oferta educativa do Município, que se vem juntar ao projecto “Passo a Passo”, e que visa a promoção do sucesso escolar das crianças de Câmara de Lobos.

Segundo a vice-presidente Sónia Pereira, “este é mais um projecto que vem ao encontro da aposta do Município na educação enquanto vector estratégico de desenvolvimento concelhio. Queremos dar oportunidade a todas as crianças de alcançarem o seu máximo potencial, para que nenhum aluno fique para trás, independentemente das maiores ou menores dificuldades de aprendizagem. “

Ainda neste âmbito a autarquia promoverá nos próximos dias 07 e 08 de Maio o VII Web Seminário de Educação de Câmara de Lobos, que este ano se debruça sobre o tema “Educar, Inovar e Incluir – Ousar o impossível pela Educação” e que contará com especialistas internacionais, nacionais e regionais que debaterão sobre o futuro da educação e os seus desafios.