Escola do Campanário promoveu sensibilização sobre os malefícios dos plásticos nos oceanos

Nos dias 27 e 28 de abril, os alunos do 7º A e B e 9ºs A, B e C da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade, no Campanário assistiram a ações de sensibilização e educação ambiental para a causa ecológica de proteção dos ecossistemas costeiros contra a poluição por plásticos.

Os alunos receberam ainda conselhos para reciclar e limitar o desperdício no dia a dia e aprimorar a literacia e a cultura ambiental, pelos voluntários da Organização Não Governamental francesa “Wings of the Ocean” no navio escola Kraken atracado há quase um mês no porto do Funchal.

Estas intervenções no âmbito do meio ambiente e da sustentabilidade são em articulação com os conteúdos da disciplina de Francês (Professora Graça Dias), L‘environnement, Orientação e Desenvolvimento Social, 7ºA (Professora Ana Afonso), a coordenação do Clube Eco e Programa Eco-Escolas (professoras Celina Sá e Vera Martins).

A iniciativa insere-se nas iniciativas Global Action Days 2021, designadamente na campanha internacional “My Actions Matter” através da app “Treasure Earth” e eventos/projetos eTwinning.

Contou-se ainda com a colaboração ativa dos professores de Geografia (Vítor Martins e Bruno Ramalho), de Educação Física (Aldónio Berimbau) e de Matemática (Elena Gomes).

Limpeza da praia na Fajã dos Padres

Neste final do mês de abril, os alunos das turmas A, B de sétimo ano, A, B e C de 9o ano, 8oD e alunos do Clube Eco-Escolas realizarão várias atividades no âmbito do meio ambiente e da sustentabilidade.

Essas ações serão articuladas com os conteúdos da disciplina de Francês (Professora Graça Dias), L‘environnement, a coordenação do Clube Eco-Escolas (professoras Celina Sá e Vera Martins), no campo de ação da iniciativa Global Action Days 2021, nomeadamente na campanha internacional das modalidades “My Actions Matter” e Ações Eco-Escolas 2021, com eventos/projetos eTwinning, com a disciplina de História (professor Marcos Leitão), Organização Não Governamental francesa “Wings of the Ocean” e navio escola Kraken.

Serão dinamizadas saídas de campo para limpeza das praias da Fajã dos Padres e Calhau da Lapa; ações de sensibilização em francês no âmbito da lecionação dos conteúdos de sétimo e nono anos, acerca do meio-ambiente e visitas de estudo ao navio-escola “Kraken”.

Estas atividades têm como objetivos: conhecer a associação e Organização Não Governamental francesa “Wings of the Ocean”; visitar o navio-escola francês “Kraken” com uma missão ecológica de proteção dos ecossistemas costeiros contra a poluição por plásticos, proteção do ambiente; ser ecologicamente correto; consciencializar os alunos do impacto que a ação do homem pode ter na vida marinha; desenvolver literacias ambientais no âmbito do projeto interdisciplinar da turma do 8oD “E se Cabral encontrasse plástico no mar”; contactar e comunicar em francês e outras línguas com voluntários de diferentes nacionalidades e proporcionar um momento de encontro entre as culturas portuguesa e estrangeiras, em especial, a francesa.

Haverá ainda a oportunidade de visitar o “studio” de Vicente Gomes da Silva e descobrir o acervo das mais prestigiadas e principais casas fotográficas no panorama do património cultural da Ilha da Madeira.