Junta do Porto Santo apela à participação nos Censos 2021  

A actual Presidente da Junta de Freguesia do Porto Santo e recandidata ao cargo nas próximas Eleições Autárquicas, Joselina Melim, lançou, nesta quarta-feira, um apelo para que a população do Porto Santo responda ao inquérito dos Censos, que, na Região, é coordenado pela Direcção Regional de Estatística.

“É muito importante que ninguém fique para trás nesta contagem só porque não dispõe dos meios electrónicos para responder ao inquérito online ou porque tem alguma dificuldade em preencher o questionário” afirma, a este propósito, Joselina Melim, ressalvando que a Junta de Freguesia que lidera dispõe de um balcão de atendimento a funcionar no horário de expediente exclusivamente para prestar apoio a essas situações. “As pessoas só têm de comparecer na Junta munidas do código que os recenseadores lhes deixaram em casa e que está automaticamente consignado àquela habitação específica e respetivo agregado familiar que nela habita, tendo por base o levantamento cartográfico efetuado no recenseamento de 2011”, disse.

Joselina Melim salientou, ainda, que a resposta ao inquérito se reveste de “vital importância” para um concelho como o Porto Santo, que anda no limiar dos 5 mil habitantes. “Este número de habitantes é a fasquia que delimita o valor das transferências do Estado para o respectivo Município, pois a Lei das Finanças Locais, que estabelece o Regime Financeiro das Autarquias Locais e Entidades Intermunicipais, define como critério decisivo para a distribuição do Fundo Geral Municipal a razão direta da sua população”, vincou.

A resposta ao inquérito dos Censos 2021 decorre até à próxima segunda-feira, dia 3 de Maio.