Projecto “Nunca Esquecer” aborda Holocausto

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no âmbito de uma parceria com os Cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclo da Torre, associa-se ao Projecto “Nunca Esquecer”, estando programado um ciclo de debates em torno da memória do Holocausto, por ocasião dos 80 anos do salvamento de milhares de judeus pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes.

Esta iniciativa de âmbito nacional surge por ocasião dos 80 anos sobre o salvamento pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, de milhares de homens, mulheres e crianças, muito deles judeus, para o qual foi criado o projecto “Nunca Esquecer”, que visa incentivar todo um processo de recordação, homenagem, conhecimento e divulgação, em torno da memória do Holocausto.

Segundo o vereador com o pelouro da cultura, Leonel Correia da Silva, nos tempos que vivemos, marcada por um crescimento dos antagonismos e da emergência de movimentos sociopolíticos extremistas, quer no quadrante da extrema-direita, quando da extrema-esquerda, os municípios e das escolas desempenham uma papel fundamental na divulgação e sensibilização para estes temas e promover a reflexão em torno dos acontecimentos políticos extremos que marcaram o século passado, mantendo viva a memória do holocausto e de todos os totalitarismos em geral, por isso, além do Projeto “Nunca esquecer” será abordado as comemorações do dia nacional da memória das vitimas da inquisição.

A primeira ação decorrerá online, via zoom, com inscrições abertas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeKgQGx0UNlNPILgGQLY3vqLZMZLw7mA9ZMaLEM6AtW51Wqng/viewform?usp=pp_url.

No primeiro dia do evento está agendado para o dia 21 de Abril, pelas 19h30, com duas conferências “A Inquisição na Madeira, oralizada pelo Dr. Bruno Costa e “Importância do dia nacional da memória das vítimas da inquisição” proferida pelo Dr. Jorge Martins. A 5 de Maio, a Casa da Cultura de Câmara de Lobos será palco, pelas 19h20, de uma conferência – O Holocausto e o papel de Aristides Sousa Mendes, pelo orador António Sousa Mendes da Fundação Aristides Sousa Mendes (via zoom), seguido da visualização do Filme “O Cônsul de Bordéus”, de João Correa e Francisco Manso. Já a 14 de Maio, pelas 19h20, no Museu da Imprensa da Madeira, decorrerá a conferência online (via zoom)” Ensinar o holocausto” por Esther Muznick, presidente da Memoshoa – Associação Memória e Ensino do Holocausto.

No próximo ano lectivo, o Município de Câmara de Lobos em parceria com os cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, com coordenação do professor Xavier Dias, dará continuidade às reflexões e debates, sobre a memória do nazismo, do comunismo e de todos os totalitarismos em geral.