DRAAC retira sedimentos da praia do Seixal e compensa praia da Laje

De acordo com uma informação da Secretaria Regional do Ambiente, dos Recursos Naturais e das Alterações Climáticas, os últimos episódios de pluviosidade extremamente forte registados na costa norte da ilha da Madeira provocaram uma descarga de quantidades significativas de materiais sólidos na praia junto ao cais do Seixal, provenientes do ribeiro que desagua na extremidade sul daquela praia.

Os materiais sólidos acima referidos são constituídos, sobretudo, por blocos rochosos de dimensões variáveis, areias e matérias vegetais e foram depositados junto à foz do referido ribeiro. Este leque aluvial condiciona a utilização da praia, ao retirar-lhe espaço útil, explica a Secretaria.

Sendo esta praia muito frequentada por madeirenses e turistas, a Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas (DRAAC) iniciou ontem a operação de limpeza. Com a operação em curso é pretendida a remoção dos materiais rochosos, vegetais e outros recentemente depositados, mantendo, contudo, as areias, uma vez que estas ajudarão a manter a praia.

Os materiais vegetais e outros eventualmente existentes, não minerais, estão a ser transportados a vazadouro devidamente licenciado.

Já quanto aos materiais rochosos, estão a ser depositados na Praia da Laje, localizada imediatamente a poente do Seixal, local onde se tem verificado erosão costeira. Este material depositado na Praia da Laje oferecerá uma maior protecção da costa, uma vez que já se tem verificado a chegada do mar a terra em alturas de maior ondulação. “Um aproveitamento dos sedimentos das últimas enxurradas para a proteção da costa, compensando a erosão verificada na Praia da Laje”, refere a Direcção Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.