88.500 plantas para reflorestar a zona da Alegria, São Roque

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas visitou hoje os trabalhos de reflorestação em curso no Montado da Esperança (Alegria) – freguesia de São Roque, refere uma nota de imprensa.

Trata-se de uma zona que foi muito fustigada pelos incêndios, mas que agora será beneficiada com 88.500 plantas (folhosas e indígenas), refere a SRAAC.

Segundo explicou Susana Prada, estes trabalhos “são devidamente acompanhadas por técnicos e mantidos durante vários anos até estar garantido o sucesso da reflorestação passando a manutenção pela regra periódica, substituição de plantas mortas e limpeza de espécies invasoras que naturalmente regeneram”.

A governante frisou que o Governo Regional tem uma política de prevenção aos incêndios florestais bem definida e bem planeada, nomeadamente nas zonas mais sensíveis e mais próximas de habitações.

Desde 2017 que o Governo Regional está a intervir nesta zona, cuja área ronda os 45 hectares e que anteriormente estava ocupada com acácias e eucaliptos constituindo um risco para  as populações locais.