PSP avisa população para o começo dos censos

O Comando Regional da PSP referiu em comunicado a que terá início no dia 5 de Abril de 2021, o processo do XVI “RECENSEAMENTO GERAL DA POPULAÇÃO” e o “VI RECENSEAMENTO GERAL DA HABITAÇÃO”, conduzido pelo Instituto Nacional de Estatística e, na Região Autónoma da Madeira, com a coordenação da execução regional da Direcção Regional de Estatística (DREM) e com o apoio das Juntas de Freguesia e Municípios.

Este é um processo realizado, preferencialmente, por via electrónica ou telefónica onde, no período de 5 a 18 de Abril, os recenseadores distribuirão uma carta contendo um código e password únicos em todos os alojamentos habitacionais da Região cuja resposta será efectuada via internet (ou telefone).

Os recenseadores estarão devidamente identificados e prestarão todos os esclarecimentos à população, além de existirem e-balcões nas Juntas de Freguesia da área de residência.

Para além deste sistema poderão ainda ser respondidas as questões em papel, cujos formulários serão entregues e recolhidos por recenseadores autorizados e devidamente identificados.

A PSP informa ainda que todo o processo é gratuito pelo que qualquer tentativa de cobrança de valores monetários deverá de imediato ser comunicado à PSP.

Todas as pessoas envolvidas nos trabalhos de recolha, junto da população, são do conhecimento das respectivas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais e estão munidas de documento específico de identificação (indicando as funções que exercem nos CENSOS 2021); contudo, em caso de dúvida, deve ser contactada a respetiva Junta de Freguesia ou a PSP.

Por último a PSP esclarece que a participação da população nestes recenseamentos, para além de essencial, é obrigatória nos termos da legislação, e acima de tudo é um direito de cidadania e um acto cívico fundamental para o conhecimento do País.