As mentiras da alimentação

A propósito do 1º de abril ser o Dia das Mentiras, deixo aqui cinco mitos sobre a alimentação saudável, que importa esclarecer:

Beber água às refeições engorda:

A água não engorda, nem às refeições nem fora delas, pois não tem calorias.

Não se deve comer hidratos de carbono (principalmente pão) a partir das 18horas:

O argumento de quem defende esta teoria é de que, à noite, normalmente o É verdade que o metabolismo reduz quando se dorme, mas não há evidência científica da relação entre os ciclos circadianos, a ingestão de hidratos de carbonos e o peso.

O leite magro não tem cálcio:

O leite de vaca magro tem a mesma quantidade de cálcio (120g/100ml) do leite vaca gordo e do leite de vaca meio gordo.

Os alimentos integrais são sempre menos calóricos e mais saudáveis que os refinados:

Estudos demonstram a importância do consumo regular de cereais integrais, especialmente no que diz respeito à prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro. No entanto, nem. todos os produtos integrais são necessariamente mais saudáveis ou menos calóricos do que os seus equivalentes refinados. Há que ler com atenção os rótulos!

Deve-se beber sumo natural de fruta diariamente:

Para fazer um copo de sumo de fruta natural usam-se várias peças de fruta (por exemplo um copo de sumo de laranja natural gasta pelo menos 3 laranjas), o que pode significar que de uma vez come(bebe) toda a fruta que deveria ingerir durante o dia; por outro lado, ao fazer o sumo perde-se a fibra e há uma grande ingestão de açúcar da fruta (frutose). De vez em quando é bom, mas não deve ser um hábito!

Uma alimentação saudável não deve conter glúten:

O glúten só deve ser retirado da alimentação em casos específicos em que há alergias comprovadas ou doença celíaca e nunca sem orientação nutricional adequada.

Para mais esclarecimentos consulte o seu nutricionista!

 

*Nutricionista