Iniciativa Liberal apela ao Governo: “Libertem o desporto!”

A iniciativa Liberal/Madeira repudia de forma veemente, em comunicado, a prorrogação das medidas de confinamento no desporto regional, designadamente no que concerne aos desportos intitulados pela DGS de médio risco.
“O executivo regional insiste em adoptar medidas completamente desproporcionais, autoritárias e sem qualquer base científica relativamente a esta matéria, num período em que a pandemia está em clara desaceleração na região e no país, fazendo de medidas excepcionais uma regra, que continua a prejudicar os atletas e clubes madeirenses”, diz a comissão coordenadora da IL.
“Não existe um plano de desconfinamento elaborado relativamente à indústria desportiva, criando-se assim um grande grau de incerteza e de desmotivação na indústria e nos seus praticantes. A IL Madeira mostra-se solidária com as colectividades madeirenses que, lamentavelmente, foram impedidas de competir na região recentemente, designadamente o Madeira Andebol e o Sports Madeira, que assim são obrigadas de forma ostensiva, grosseira e desnecessária a gastar dinheiro em alojamento e aluguer de pavilhões, para conseguirem jogar na condição de visitados, no continente”, refere-se na nota.
O partido apela ao Governo Regional para que elabore urgentemente um plano de desconfinamento para o desporto amador regional e para a retoma dos treinos nos escalões de formação das modalidades colectivas. O sedentarismo e a saúde mental são problemas gravíssimos que o Governo insiste em negligenciar ao não definir critérios para a retoma, salienta-se.
“Voltamos a recordar que nos Açores o desporto amador e de formação continua a funcionar, em contraste com o cenário lamentável que se mantém na Madeira. A prática desportiva para além de ser altamente benéfica para o bem-estar físico e mental da comunidade, representa igualmente o brio, o espírito colectivo, a tolerância, a igualdade e a inclusão social. Libertem o desporto!”, insiste a Iniciativa Liberal.