PS-Santa Cruz quer valorização dos produtos locais

A concelhia de Santa Cruz do PS considera fundamental promover e valorizar os produtos e as marcas locais, defendendo que a autarquia deve adotar uma estratégia voltada também para o setor empresarial. Esta posição foi assumida após uma visita dos socialistas locais, juntamente com o deputado à Assembleia Legislativa da Madeira, Sérgio Gonçalves, à fábrica de rum “O Reizinho”, situada em Gaula, empresa que tem um dos mais antigos alambiques da Região, em modo artesanal, e que tem sido distinguida pela qualidade do rum produzido.

António Alves, presidente da estrutura socialista santacruzense, destacou a importância que a edilidade pode – e deve – ter na “promoção e valorização dos produtos e das marcas de Santa Cruz”. “É também uma responsabilidade da autarquia ter uma estratégia definida para o sector empresarial do concelho e deixar definitivamente as atitudes avulsas a que já nos habitou noutras áreas, reconhecendo assim a importância das entidades privadas para o município”, acrescentou ainda o responsável.

Os produtos da fábrica “O Reizinho” atingem elevados padrões de qualidade, o que tem valido à empresa vários prémios internacionais. Por exemplo, em 2020, foi galardoada com duas medalhas de ouro no concurso CWSA, em Hong Kong, e, em 2019, arrecadou a medalha de ouro em parceria com a TBRC, no concurso da WRA, em Londres.

A produção d’ “O Reizinho” representa apenas 2% da produção de rum regional, mas tal facto não preocupa a direção da empresa, que coloca em evidência a qualidade do produto e o destaque internacional do mesmo. Refira-se ainda que os principais mercados do rum “O Reizinho” são Londres e Paris, seguindo-se Itália.