Urbano Bettencourt amanhã em conferência promovida pela UMa

Amanhã, dia 19 de Março, às 18h, através da Plataforma Zoom, realizar-se-á uma conferência inserida no âmbito do Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares da Universidade da Madeira (Faculdade de Artes e Humanidades /Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas).

O Doutoramento em Literaturas e Culturas Insulares é um 3.º ciclo de estudos interuniversitário, que tem por base um acordo estabelecido entre a Universidade dos Açores, a Universidade da Madeira, a Universidade da Córsega e o INALCO (Sorbonne Paris-Cité), uma instituição universitária central com vasto historial no estudo das realidades insulares.

Intitulada “Literatura açoriana: alguns olhares”, a conferência será proferida por Urbano Bettencourt, Doutorado em Estudos Portugueses pela Universidade dos Açores.

A conferência destina-se a estudantes de Doutoramento e de Mestrado e a todos os interessados em Estudos Insulares.

A conferência visa problematizar a literatura enquanto processo de releitura, de apropriações e de reescrita. Serão analisados textos de Antero de Quental, Roberto de Mesquita, Pedro da Silveira, Nemésio, J.H. Santos Barros, entre outros.

Serão, ainda, equacionadas algumas práticas e dinâmicas da literatura açoriana no sentido de se problematizar a ilha e o mundo – «o cárcere e o infinito» (J. Martins Garcia).