Pedro Calado visitou obras de beneficiação do Centro Náutico

Fotos: Rui Marote

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, visitou hoje em São Lázaro as obras de beneficiação do Centro Náutico. O governante diz que se aproveitou este período de diminuição das actividades desportivas para efectuar um melhoramento, sobretudo no que concerne a um passadiço do qual os desportos náuticos se servem. Criou-se um passadiço novo, uma nova acessibilidade, disse Calado, salientando que será ainda instalado um pontão para pessoas com mobilidade reduzida. Recordou, a propósito, que ali se desenvolvem actividades de vela adaptada.

“Fizemos também um melhoramento a nível do fornecimento de água”, referiu. A lavagem das embarcações era feita com água potável. “Ora, num período em que temos de preservar o ambiente e a poupança da água (…) fez-se aqui um investimento de canalização de água da ribeira de Santa Luzia para o cais 8 e da ribeira de São João para este terminal”, especificou. Essa água passa a ser usada na lavagem das embarcações.

Há treze entidades ali instaladas, disse o vice-presidente, com mais de “mil miúdos e jovens” a praticar as modalidades náuticas regularmente naquele local. Do desporto escolar, asseverou, “mais de dez mil alunos usam estas instalações”, pelo que “é necessário ter isto sempre preservado”.

Segundo Calado, foram ali investidos, em termos globais, uns 60 a 70 mil euros.