Albuquerque visita amanhã Centro de Saúde Dr. Agostinho Cardoso

foto arquivo

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita quarta-feira, 10 de Março, pelas 12 horas, a obra de remodelação, agora concluída, do piso superior do Centro de Saúde Dr. Agostinho Cardoso para a instalação do Centro de Rastreios da Região Autónoma da Madeira, integrando, entre outros, o Rastreio do Cancro da Mama.

A obra de remodelação representou um investimento de 287 mil euros, IVA incluído, sendo que, no que concerne ao Rastreio do Cancro da Mama, o SESARAM adquiriu dois novos mamógrafos no valor de 607 mil euros.

Um dos equipamentos foi instalado no Centro de Rastreios da RAM, encontrando-se em fase final de testes, e o segundo equipamento está a ser instalado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama.

A região autónoma realiza o Rastreio do Cancro da Mama desde 1999, sendo que, em média, são realizados todos os anos oito mil rastreios, diz o Governo Regional.

Este rastreio, afirma, permitiu aumentar a taxa de sobrevivência ao Cancro da Mama para os 85%.

O Centro de Rastreios da Região Autónoma da Madeira visa criar uma estrutura de coordenação e de suporte à organização e harmonização dos rastreios na região autónoma, agregando as coordenações operacionais dos três rastreios oncológicos – Cancro da Mama, Cancro do Colo do Útero e Cancro do Cólon e Reto –, assim como dos rastreios visuais realizados pelo SESARAM – Rastreio da Retinopatia Diabética e o Rastreio Visual Infantil.

O Centro potenciará o diagnóstico precoce, o sucesso e o custo-efectividade da abordagem das doenças oncológicas e das doenças crónicas, reduzindo a mortalidade e melhorando a qualidade de vida da população.