Rede de iluminação pública rural será reforçada em Câmara de Lobos

Câmara de Lobos via realizar a ampliação da rede de iluminação pública rural no concelho, refere uma nota da Câmara. No total 31 acessos pedonais serão beneficiados com a instalação de 84 luminárias, numa acção que visa melhorar as condições de circulação de muitos munícipes residentes em veredas de acesso pedonal das diferentes freguesias. Trata-se de um investimento de 73 500 euros, suportado pelo orçamento municipal. Em breve ser lançado concurso público, para a dita iluminação de dezenas de veredas e entradas nas freguesias de Câmara de Lobos, Jardim da Serra, Curral das Freiras e Estreito de Câmara de Lobos.

De acordo com o presidente da Câmara, Pedro Coelho, “A instalação destes novos equipamentos de iluminação pública vai ao encontro de algumas revindicações que haviam foram apresentadas por diversos munícipes. Em 2016 procedemos à instalação de 61 pontos de iluminação sendo que, em 2020, em resultado directo de novas situações sinalizadas, os serviços municipais procederam a um levantamento exaustivo das necessidades efectivas em matéria de reforço de iluminação pública que resultaram na deteção de 31 acessos com falta de iluminação ou lacunas na sua distribuição.

Face à elevada quantidade de postes de iluminação e luminárias necessárias, a edilidade irá proceder ao lançamento de concurso público para a aquisição e instalação dos equipamentos nas vias de acesso a habitações, por forma a promover a segurança dos transeuntes.

A iluminação pública a instalar obedecerá ao princípio da eficiência energética, com a utilização de lâmpadas LED. Para a ampliação da rede serão utilizados mais de 2 quilómetros de cabo torçado.

Na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos serão beneficiados 15 acessos. Nas freguesias de Câmara de Lobos e Jardim da Serra serão beneficiados 7 acessos em cada e na freguesia do Curral das Freiras a iluminação chegará a 2 acessos. Na freguesia da Quinta Grande as lacunas detectadas, em termos de iluminação pública, foram suprimidas na ampliação que decorreu em 2016.

Com esta ampliação ficam resolvidas todas as situações detetadas até à data, o que não invalida a abertura de novo procedimento à medida que novas situações forem sendo sinalizadas e compiladas, dado  não ser possível abrir concurso público para a aquisição de luminárias avulsas. A conclusão da ampliação da rede está prevista para Julho de 2021, refere a Câmara Municipal.