Câmara da Ponta do Sol recupera casa madeirense com telhado de colmo

A Câmara Municipal da Ponta do Sol comprou recentemente uma das últimas casas de colmo existentes no concelho, refere uma nota de imprensa. Fica localizada junto à Estrada Regional 222, próximo da Igreja de Nª Sra. da Piedade, nos Canhas.

Apesar de a casa estar num elevado estado de degradação, a Câmara pretende recuperá-la, preservando as suas características e aproveitando ao máximo todos os elementos decorativos que a caracterizam. Serão aproveitadas as peças de vestuário que ainda lá existiam, assim como algumas peças de louça e mobiliário.

Com este investimento, a Câmara está a contribuir para a valorização do património local. Efectuando as manutenções e reparações necessárias, será possível disponibilizar à população aquela casa, sob forma de uma casa-museu, que certamente trará recordações a muitas famílias, que poderão agora mostrar às gerações mais novas um pouco dos modos de vida do antigamente.

Esta reconstrução conta com o apoio especializado do historiador Emanuel Gaspar, assim como do pessoal técnico da Câmara, avança a edilidade.

Junto a este espaço será criada uma zona de lazer, que procurará manter algumas características dos jardins tradicionais, com várias árvores de frutos característicos desta zona da ilha, assim como com as belas flores que caracterizavam os jardins destas habitações.