CMF diz que já poupou 200 mil euros na factura energética

De acordo com a CMF, a autarquia já conseguiu poupar cerca de 200 mil euros anuais na factura energética, depois da substituição de mais de mil luminárias antigas por um novo sistema de iluminação LED.

A Câmara Municipal do Funchal revela que tem vindo a investir, desde 2016, na substituição e modernização da rede iluminação pública de diversas ruas, veredas, becos, e bairros sociais, nomeadamente no Bairro do Hospital, Bairro da Quinta Josefina e no Bairro da Nazaré. É aqui que se verificaram as poupanças assinaladas.

O edil funchalense, Miguel Gouveia, refere que “estes investimentos que a CMF tem realizado em diferentes locais da cidade na rede de iluminação pública (…) destacam-se, desde logo, pela redução significativa dos custos de consumo, e têm contribuído também para a manutenção dos níveis de iluminação adequados e para a melhoria da segurança destes espaços de partilha comum.”

“Durante quatro anos com estas alterações ao nível da iluminação pública já conseguimos uma redução de custos superior a 10%, o que significa uma poupança de 200 mil euros anuais em factura energética. São investimentos que no seu todo representam a substituição de mais de mil lâmpadas, colocação de colunas rodoviárias e posteletes em zonas rurais”, acrescenta.

O edil recorda que o projecto de substituição de luminárias vai continuar e será alargado, em parceria com a Empresa de Electricidade da Madeira, a outros locais da cidade. O tempo de vida útil de uma nova lâmpada LED é de 100 mil horas, traduzindo-se em 20 anos de utilização, tendo em conta o tempo médio de uso, assevera Miguel Gouveia. Estratégias que colocam o Funchal “no caminho da eficiência energética e das boas práticas de sustentabilidade a nível europeu.”