Três doentes críticos do continente chegam na tarde de hoje à Madeira

foto arquivo: Será num C130 como este que os doentes chegarão à Madeira

A Região Autónoma da Madeira, como e sabido, disponibilizou-se para receber três doentes críticos do Serviço Nacional de Saúde do continente. E isso acontecerá mais cedo do que se imaginava. De acordo com um comunicado do Ministério da Saúde, já  hoje, durante a tarde, serão transferidos três doentes internados em Cuidados Intensivos, dois do Hospital Beatriz Ângelo e um do Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

Os doentes, esclarece o Ministério, serão transferidos com a necessária autorização das respectivas famílias, num processo que assenta numa estreita articulação entre os Serviços de Medicina Intensiva envolvidos e a Comissão de Acompanhamento da Rede Nacional de Medicina Intensiva (CARNMI) o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a Força Aérea Portuguesa (FAP) e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM).

O transporte aéreo será assegurado pelo Ministério da Defesa Nacional, através da de um avião C130 da Força Aérea Portuguesa (FAP), estando garantidas todas as condições de segurança, quer durante os transportes terrestres  quer durante a evacuação aeromédica, nomeadamente no que se refere às equipas médicas altamente diferenciadas das entidades envolvidas (hospitais, INEM, FAP e SESARAM) que acompanharão em permanência estes doentes, conclui a nota enviada às Redacções.