“Pestes e epidemias” são tema de VII Encontro de História Regional e Local na Escola

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direcção Regional de Educação, no âmbito do Projecto História da Madeira, promove o VII Encontro de História Regional e Local na Escola, este ano subordinado ao tema “Pestes e Epidemias. A Saúde ao longo da História”.

Este ano, tendo em conta a actual situação epidemiológica relacionada com a Covid-19, o evento decorrerá online e em dias diferentes. Assim sendo, a primeira sessão realizou-se-á hoje, sexta-feira, dia 29 de Janeiro, entre as 9h15 e as 12h45, contando na sessão de abertura com a participação do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e transmitida online para cerca de uma centena de participantes. Seguiu-se a intervenção de oradores convidados de diversos organismos actuantes na divulgação, valorização e estudo da História Regional e Local. As restantes sessões decorrerão nos dias 5, 6 e 20 de Fevereiro, através da plataforma de comunicação Zoom.

A escolha do tema prende-se, obviamente, com o momento histórico mundial que se vive, decorrente da pandemia causada pela Covid-19.

É unânime a constatação de que, desde os tempos mais antigos da Humanidade, têm ocorrido vários episódios de epidemias e pandemias por todo o planeta, provocando um número elevado de vítimas, com consequências nefastas tanto a nível social, como económico ou político. Assim, a partir desta problemática, este encontro pretende abordar o tema de forma abrangente, dando enfâse ao modo como as sociedades souberam lidar com esses episódios.

Por outro lado, esta edição do VII Encontro de História Regional e Local na Escola tem ainda o propósito de incidir no conhecimento e divulgação de episódios da História Regional e Local (HRL) relacionados com esta temática, mostrando que as crises e epidemias à escala regional também foram frequentes no passado.

Esta actividade formativa destina-se a professores de todos os grupos de recrutamento, investigadores e outros agentes culturais.