Taça de Portugal em Voleibol adiada para 13 e 14 de Fevereiro

Segundo uma informação da Associação de Voleibol da Madeira, no passado dia 8 de Janeiro, na sede da Federação Portuguesa de Voleibol, realizaram-se os sorteios dos oitavos-de-final da Taça de Portugal 2020/2021. A Região Autónoma da Madeira qualifica uma equipa feminina e uma equipa masculina para esta eliminatória da competição. Na presente temporada 2020/2021, à semelhança do que tem ocorrido nas últimas épocas desportivas, a Associação de Voleibol da Madeira organiza um ‘Apuramento Regional’ (competição regional) à Taça de Portugal, onde participam todas as equipas dos Clubes Filiados com escalão Sénior interessadas.

“Sucede que, as actividades desportivas (treino e competição) na Região Autónoma da Madeira estão suspensas até ao próximo dia 31 de Janeiro de 2021, conforme as Resoluções n.º 1080/2020; n.º 839/2020 e nº 1/2021 da Presidência do Governo Regional da Madeira. Face a esta restrição, e considerando que o sorteio foi realizado no passado dia 8 de Janeiro e que a data oficial do jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal é nos dias 30 e 31 de Janeiro – data da eliminatória que estamos a tentar adiar -, a Direcção da Associação de Voleibol da Madeira deliberou indicar como representantes da Região Autónoma da Madeira, as equipas cuja participação é obrigatória, por integrarem as Divisões Fechadas, de acordo com o número 2, do artigo 15.º do Regulamento de Provas da Federação Portuguesa de Voleibol. As restrições decretadas pelo Governo Regional da Madeira como medidas de combate à pandemia de COVID-19, inviabilizam a realização do ‘Apuramento Regional’ (competição regional) em tempo útil para indicarmos os representantes da R.A. Madeira à Taça de Portugal, pelo que, face às contingências apresentadas, a Direcção da Associação de Voleibol da Madeira deliberou, excecionalmente, indicar o CS Madeira (Seniores Femininos) e o CS Marítimo (Seniores Masculinos), equipas que militam no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, Seniores Femininos e Masculinos, respectivamente, como os representantes da R.A. Madeira para os oitavos-de-final da Taça de Portugal”, informa-se.

A Associação de Voleibol da Madeira intercedeu junto da Federação Portuguesa de Voleibol para adiar a data oficial dos jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal 2020/2021, inicialmente agendada para os dias 30 e 31 de Janeiro de 2021.

Esta negociação junto da Federação Portuguesa de Voleibol vem no seguimento da Resolução nº 1/2021 da Presidência do Governo Regional da Madeira que mantém a suspensão das competições para as equipas madeirenses até ao dia 31 de Janeiro do corrente ano.

A Federação Portuguesa de Voleibol, após ouvir a posição desta Associação, decidiu:

  1. a)Agendar o jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal – Seniores Masculinos (jogo n.º 1189) para Domingo, dia 14 de Fevereiro de 2021 (fora – Portugal Continental), conforme o resultado do sorteio;

– Jogo n.º 1189: AA Espinho vs CS Marítimo

  1. b)Agendar o jogo dos oitavos-de-final da Taça de Portugal – Seniores Femininos (jogo n.º 1201) para Sábado, dia 13 de fevereiro de 2021 (casa – R.A. Madeira), conforme o resultado do sorteio;

– Jogo n.º 1201: CS Madeira vs Lusófona VC

  1. c)Prescindir do factor ‘casa’ do jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal – Seniores Femininos (jogo n.º 1205), em caso de apuramento da equipa da R.A Madeira. Ou seja, o jogo n.º 1205 será sempre em Portugal Continental, a 20 de Fevereiro.

A escolha destas datas neste processo de adiamento justifica-se pelo facto de estas não comprometerem as datas dos jogos da eliminatória seguinte, ou seja, dos quartos-de-final nos Seniores Femininos e da ‘Final 8’ nos Seniores Masculinos e seu sorteio.