Que saudades de viajar!

Sou um cidadão do Mundo. Um ano de interregno nas viagens levou-me ao aeroporto da Madeira para contemplar uma aterragem e a decolagem de uma aeronave. Saudades!!!
Com os olhos lacrimosos e a garganta apertada ouço o roncar dos motores e invade-me um desejo enorme de voltar a voar. Estou confinado na minha ilha, “forçado usar a máscara mas não calar a boca” da revolta desta situação… Viajar enriquece-me a alma, m,esmo empobrecendo os bolsos temporariamente. Gastamos dinheiro, mas ganhamos conhecimentos, renovamos energias, interagimos com o mundo,  saboreamos novas gastronomias, conhecemos novas culturas, e voltamos melhores do que fomos. O Mundo estava antes à distância de um bilhete, o nímero de pessoas que viajava não tinha qualquer precedente! Viagens e turismo era a maior e mais próspera indístria no Mundo. Seria uma das três superindístrias liderando a economia (global) nos próximos anos, ao lado da tecnologia de informação e das telecomunicações. Em toda a história universal, as pessoas nunca viajaram tanto, quer na velocidade, quer na frequência com que biliões viajavam. Infelizmente foi isso mesmo que deu livre trânsito ao coronavírus… Verdadeiramente muitos estavam correndo de uma parte para outra, exactamente como se disse na Bíblia que fariam no “tempo do fim”.
Enfim. Considero-me um cidadão do mundo como atrás citei, sou um privilegiado. Dei duas voltas ao mundo, conheço mais de 70 países, tenho projectos de viagens que estão na gaveta não sei até quando… Por isso vos digo que conto os meus anos, sabendo que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora… Tenho mais passado do que futuro. E por isso já não tenho tempo para lidar com mediocridades, para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis. O meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos.
Que saudades de poder colocar este logotipo numa foto-reportagem realizada noutro país…
Quero a essência das coisas. A minha alma tem pressa. Estamos numa autêntica guerra. Quando acabará??? Mas não devemos ter medo, que diminui o nosso sistema imunológico e nos torna mentalmente controláveis. Procuro caminhar perto de coisas e pessoas de verdade…O essencial faz a vida valer a pena. Para mim basta o essencial. E essencial é viajar! Que este tormento passe depressa…