Comissão de Saúde pede explicações ao SESARAM sobre utilização de Plasma Convalescente na Covid-19

A Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, reunida em videoconferência, voltou a abordar a carta enviada a esta comissão, em Maio do ano passado, pelo médico e ex-deputado Mário Pereira, sobre “utilização de Plasma Convalescente, no tratamento da Covid-19 na Madeira”. O presidente comissão, Élvio Jesus, diz que vai solicitar “informação sobre desenvolvimento adicionais, que eventualmente tenham havido ou estejam em perspectiva no SESARAM”, relativamente a esta temática devido à mudança do estado da situação pandémica na Madeira”.

Os deputados deste grupo de trabalho especializado aprovaram na especialidade, e por unanimidade, a  Proposta de Decreto Legislativo Regional que “Procede à primeira alteração ao Decreto Legislativo Regional n.º 11/2010/M, 25 de Junho, que adapta à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de Novembro, na sua redacção actual, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios” e o Projecto de Resolução, da autoria do PSD, que “Recomenda ao Governo Regional a transformação do edifício desativado em São Jorge, Escola 2.º e 3.º Ciclo Cardeal D. Teodósio de Gouveia, em estrutura residencial para idosos ou em unidade de apoio integrado de internamento de longa duração”. Os dois diplomas seguem para votação final global, em plenário.

A pedido da Assembleia da República, os parlamentares madeirenses analisaram, também, o Projecto de Lei n.º 614/XIV/2.ª (BE) intitulado “Integração da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores na Segurança Social”. Deram parecer desfavorável, por unanimidade, e um dos argumentos foi o de que esta não dever ser uma matéria para discutir na conjuntura pandémica.