Andaimes na nave central da Sé do Funchal para conservar tetos mudéjares

Fotos Rui Marote.

As obras de conservação dos tetos da Sé do Funchal avançam agora para uma nova fase, para a ala central do monumento.

Depois das naves laterais, estão agora a ser montados os andaimes na nave central, o que causará ainda mais transtornos para as cerimónias religiosas.

Recorde-se que a construção da Sé do Funchal teve início em 1493 e ficou concluída em 1517, ano em que foi sagrada a 18 de outubro.

Uma das principais caraterísticas construtivas e decorativas da catedral reside nos tetos das naves e transeptos.

Os tetos em estilo Mudéjar são únicos em Portugal, com esta dimensão e características.

As patologias que mais afetam os tetos são as mudanças de cor visível, devido a sujidades acumuladas e aplicações de camadas de vernizes e óleos sobre as superfícies e à gordura e fumos de ceras das velas queimadas ao longo de anos.

A entrada de águas pelas coberturas (problema resolvido nas obras realizadas em 2007) e a humidade acumulada também causaram graves problemas.

Para a conservação e restauro dos tetos, foram adotados conceitos de intervenção mínima, respeito integral pelos materiais originais e utilização de materiais compatíveis com os que compõem o original.

Paralelamente às ações de restauro, será remodelada a rede elétrica e a iluminação.

Esta intervenção tem como objetivo restituir toda a beleza e cor do único teto mudéjar a nível nacional, e dos poucos a nível europeu, com esta dimensão e complexidade, remodelar a rede elétrica e a iluminação do interior do templo e registar para memória futura todos os trabalhos realizados.