Assembleias Regionais Europeias reúnem-se em plenário por videoconferência

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, participa na Assembleia Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), que se realiza por videoconferência, nos próximos dias 14 e 15 de Janeiro. Trata-se de reunião à distância por causa da crise pandémica da Covid-19, que está a condicionar de forma mais acentuada estas regiões da Europa.

A Assembleia Plenária reúne uma vez por ano e a Ordem de Trabalhos deverá ficar marcada pela análise às medidas tomadas e a tomar para combater a pandemia, assim como os apoios europeus necessários à recuperação socioeconómica. Serão apresentados os relatórios de actividade da Presidência e dos Grupos de Trabalho e será feita a eleição do novo presidente, refere uma nota de imprensa.

O presidente do parlamento de Canárias, Gustavo Matos Expósito, parlamento que preside à CALRE, reconhece que “a actividade da Conferência durante 2020 foi caracterizada por grandes desafios que os parlamentos regionais tiveram que enfrentar devido às consequências para a saúde, sociais e económicas derivadas da pandemia”. Tendo em conta o trabalho realizado, irá pedir a prorrogação do mandato da Presidência da CALRE para o ano de 2021 do Parlamento de Canárias.

A Conferência das Assembleia Legislativas Regionais Europeias foi fundada em 1997, visando aprofundar os princípios democráticos e participativos no seio da União Europeia (UE), defender os valores e princípios da democracia regional e reforçar os laços entre as Assembleias Legislativas Regionais, respeitando sempre o princípio de autonomia de cada parlamento. Reúne 75 Presidentes de Assembleias Legislativas Regionais Europeias, representantes de oito países: os Parlamentos das Comunidades espanholas; as Regiões italianas; os Estados Federados alemães e austríacos; as Regiões portuguesas dos Açores e da Madeira; Gales, Escócia e Irlanda do Norte, do Reino Unido; as ilhas Åland, da Finlândia, e as Comunidades e Regiões da Bélgica.