CDU atribui prejuízos em Machico ao “laxismo” das entidades competentes

A CDU refere hoje que, já há muito tempo, tem vindo a alertar para o problema do entupimento da ribeira do sítio da Ribeira Grande, no concelho de Machico. “Este entupimento deveu-se à existência de um eucalipto de grande porte tombado naquela ribeira, como também devido a uma ponte pedonal caída”, referem os comunistas.

Já em Julho de 2020, a CDU teve uma reunião com as populações daquela localidade, fazendo um alerta e prevendo “que esta situação iria suceder”. Mas nada foi diligenciado pela Câmara Municipal de Machico, queixa-se esta força política, nem por outras entidades competentes, no sentido da resolução do problema. “Agora, com o agravamento das questões meteorológicas, sucedeu o que há muito já se previa, o galgamento da linha de água e danos numa habitação, como em várias viaturas”, lamenta a CDU.

Também em Julho do ano passado, no Caminho de Sant`Ana, foi feita uma limpeza pelos serviços camarários, que no entanto “se esqueceram da consolidação e limpeza da escarpa, causando, assim, uma derrocada e deixando esta acessibilidade interdita”.

“Nesta hora, a CDU está solidária para com as populações de Machico, em particular, na Ribeira Grande, lesadas nesta situação e tudo fará para o apurar das responsabilidades e para o garantir que situações semelhantes não se repetirão.  Importa, pois, intervir para que os casos de laxismo por parte das entidades competentes em relação à limpeza dos leitos das linhas de água, bem como à limpeza de escarpas e taludes não voltem a acontecer”, concluem os comunistas.