Manifestantes pró-Trump invadem o Capitólio

Agentes com pistolas guardam as entradas para o Capitólio (foto BBC)

A notícia é caricata e quase inacreditável, mas é assim mesmo: apoiantes de Donald Trump invadiram o Capitólio dos EUA, obrigando a polícia a sacar armas de fogo para defender a Câmara do Senado. Personagens estranhamente vestidas entre os manifestantes entoam cânticos de apoio ao ainda presidente Donald Trump, considerando que o mesmo é o verdadeiro vencedor das eleições presidenciais e acusando Joe Biden de ter ganho em vários estados com recurso a fraude.

Dentro do Capitólio, os invasores posam para fotografias e gritam “queremos Donald Trump”, enquanto forças especiais da polícia acorrem ao local.

Donald Trump já pediu que não se verificasse violência, num apelo através do Twitter, no qual disse aos seus apoiantes que “nós somos o partido da Lei e da Ordem”, enquanto o vice-presidente Mike Pence disse que “este ataque ao Capitólio não será tolerado” e ameaça os prevaricadores com processos.

Entretanto, e segundo avança a BBC, a Guarda Nacional (forças militares) já foi chamada para colocar um fim aos tumultos, a pedido do presidente Trump, referiu a sua assessoria de imprensa.