Albuquerque elogia papel dos psicólogos contra o irracionalismo

O presidente do Governo Regional frisou hoje a importância do papel dos psicólogos, aquando da sua intervenção na tomada de posse da nova direcção da delegação madeirense destes profissionais.

Os mesmos, sublinhou, têm tido um papel fundamental a ajudar a população madeirense a superar os traumas de diversos problemas e catástrofes naturais que têm afligido a RAM nos últimos anos, nomeadamente a aluvião do 20 de Fevereiro de 2010, a praga dos incêndios, e actualmente neste contexto de crise económica e pandemia de Covid-19.

Albuquerque pautou a sua intervenção pela defesa da razão e da ciência contra o pensamento mágico, o afastamento do racionalismo, a mistificação, a desinformação e demais “conjunto de idiotices que hoje fazem escola na nossa sociedade e são extremamente perigosas”.

Os psicólogos são essenciais para proteger a sociedade “contra a idiotia propagandeada” que classificou como um verdadeiro “avanço dos bárbaros”.

Considerou que a reacção desproporcionada de receio em relação às vacinas contra a Covid-19, nos países desenvolvidos, é um bom exemplo das asneiras que citou anteriormente.

“Combater a irracionalidade, o preconceito, o misticismo, o obscurantismo é fundamental para termos sociedades mentalmente mais saudáveis”, defendeu.