CMF aprovou maior obra de gestão das redes de água da Madeira

A CMF aprovou hoje, em Reunião de Câmara, a adjudicação da 2ª fase da obra de “Controlo e Monitorização de fugas nas redes de águas, associada ao sistema de telegestão existente no concelho do Funchal”, a qual representará um investimento de 9,2 milhões de euros + IVA.

A obra será comparticipada em 45% pelo programa comunitário POSEUR e o restante financiamento será garantido por um empréstimo bancário contraído pela CMF. O empréstimo, que já tem visto do Tribunal de Contas, terá um prazo de 730 dias a partir do momento em que for para o terreno, ao passo que a 1ª fase já decorre desde Março, em São Martinho, Santo António e São Roque.

“A 2ª fase do projecto irá abranger as restantes freguesias do Funchal, que representam 60% da rede, pelo que será a maior obra de modernização de redes de água da Madeira, a partir do próximo ano. Naquilo que nos compete, estamos a fazer tudo por um futuro melhor em termos económicos, ambientais e de eficiência do serviço para todos os funchalenses”, garatiu Miguel Gouveia.

O edil sublinhou que “mesmo perante os constrangimentos que são do conhecimento de todos, com uma crise de saúde pública que tem tido um impacto severo nas receitas camarárias, o Funchal continua a mostrar trabalho e a procurar ativamente soluções que nos permitam prosseguir o desenvolvimento sustentado de que a cidade precisa. A adjudicação esta semana de uma obra desta monta espelha, de resto, aquela que é uma das nossas assumidas prioridades políticas, a sustentabilidade ambiental.”