Números da Covid-19 continuam a subir na RAM: mais 15 casos, mais 56 suspeitos

Continua a “cavalgada incessante” do Covid-19 na transmissão local entre nós, com 15 novos casos positivos hoje a assinalar. Com os mesmos, a Região passa a contabilizar 767 casos confirmados da doença no arquipélago até à data. Acompanhando a tendência, a maioria é, como dissemos, de transmissão local (11) sendo que apenas 4 são importados, nomeadamente 2 provenientes da Alemanha, 1 da Suécia e 1 da Região de Lisboa e vale do Tejo). Segundo a Direcção Regional de Saúde, os casos locais estão  todos associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados.

Cinco dos casos de transmissão local referem-se a crianças e jovens (com idades entre os 11 e os 19 anos) que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Câmara de Lobos e do Funchal, incluindo um estabelecimento de ensino superior. O plano de contingência dos respectivos estabelecimentos está activo.

Pela positiva, registe-se que hoje há mais 8 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 569 casos recuperados de COVID-19. Mantém-se o número de duas mortes associadas à doença transmitida pelo novo coronavírus.

Presentemente, são 196 os casos activos, dos quais 48 são casos importados identificados no contexto das actividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e 148 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos activos, 31 são não-residentes e 165 são residentes na RAM.

Quanto ao isolamento dos casos activos, 34 pessoas estão de quarentena numa unidade hoteleira dedicada, 160 em alojamento próprio e 2 pessoas permanecem internadas – 1 na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19, e 1 doente, infelizmente ainda na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

1335 pessoas estão neste momento a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que concerne à vigilância de viajantes, 6892 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas
autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.

Entretanto, surgiram 56 novos casos suspeitos, que estão a ser estudados pelas autoridades de saúde. Apenas 3 são provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira, sendo 53 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Estes casos estão a ser investigados.

Relativamente aos contactos para a linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18117 chamadas, mais 97 chamadas verificadas nas últimas 24 horas.

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 110014 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje; no total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para teste de PCR ascendem actualmente a 175981.

Até ao dia de hoje, 28 de Novembro, foram contabilizadas na RAM 2212 notificações de casos suspeitos
de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.