Banco Alimentar divulga dados da Rede de Emergência Alimentar

“A Rede de Emergência Alimentar (REA) é uma resposta limitada no tempo até estar ultrapassada a situação de emergência que o país vive, derivada da crise pandémica. Foi estruturada em Março, a partir dos Bancos Alimentares, assente nas Instituições de Solidariedade Social, nas Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio, envolvendo estruturas já existentes e canais já montados”, refere uma nota do Banco Alimentar da Madeira.

De Março a Outubro de 2020, dos 405 pedidos de apoio recebidos pelo Banco Alimentar da Madeira, 232 foram através da Rede de Emergência Alimentar, de pessoas que fizeram o pedido através da plataforma online criada para o efeito, e 173 directamente ao Banco Alimentar da Madeira. Estes pedidos foram encaminhados para a rede local de apoio dos concelhos de proveniência dos mesmos (IPSS, autarquias, Casas do Povo e demais entidades), sendo o Funchal aquele onde se verificou o maior número (255 pedidos: 125 da REA; 130 directamente ao BA Madeira).

Através da Rede de Emergência Alimentar, foram recebidas 59,4 toneladas de alimentos até à data de hoje, num valor estimado de 57.500 EUR, que em muito contribuíram para dar resposta ao aumento de pedidos de ajuda alimentar, em consequência dos constrangimentos económicos e sociais que se têm vindo a verificar, diz o BA.