Miguel Gouveia satisfeito: Orçamento Participativo já com 102 propostas

A 3ª edição do Orçamento Participativo do Funchal recebeu um total de 102 propostas na sua 1ª fase, que decorreu entre Julho e Setembro deste ano na respectiva plataforma online, anunciou hoje o edil Miguel Silva Gouveia, após a reunião de Câmara semanal. O OP Funchal tem meio milhão de euros para executar os projectos vencedores e foi hoje aprovado por unanimidade o arranque da votação final, no próximo mês de Dezembro.

O presidente da CMF mostrou-se satisfeito com “a adesão digna de registo, num ano com as dificuldades que todos conhecemos. A CMF assumiu, desde o lançamento desta 3ª edição do OP que, apesar da pandemia ter alterado os hábitos dos funchalenses, não podíamos permitir que a participação cívica e a democracia fossem suspensas, e como tal, preparámos uma plataforma online, que permitiu que todos os interessados submetessem as suas propostas à cidade a partir de casa ou de qualquer dispositivo móvel, com todo o conforto e segurança.”

O autarca enalteceu que “depois de duas edições muito bem-sucedidas, onde obtivemos um grande número de participações e recebemos o reconhecimento a nível nacional, como a segunda melhor prática de participação do país, os funchalenses voltaram a dar mostras este ano, mesmo com todos os condicionalismos, de que são realmente participativos quando lhes é dada a oportunidade de participar. Temos verificado isso desde o início deste projecto, em 2014″, declarou.

Miguel Gouveia explicou, ainda, que a grande novidade da votação final deste ano é o sistema utilizado: “A votação será feita nesta edição através de SMS ou da plataforma online do OP, continuando a autarquia a salvaguardar e promover a participação dos funchalenses durante a pandemia. Tal como já referi por diversas vezes, a participação cívica é um dos pilares claros das políticas deste Executivo no desenvolvimento da cidade.”

Na Reunião de Câmara de hoje no Funchal foi igualmente aprovada, por unanimidade, “a atribuição de benefícios fiscais à reabilitação de dois prédios que se encontravam devolutos na baixa do Funchal, um na Rua do Carmo, de especial valor patrimonial, pois ali se instalava a antiga Sinagoga do Funchal, e que será reabilitado no sentido de passar a ter habitação e comércio, e outro prédio no Beco de Santa Emília, para fins habitacionais. A CMF é uma autarquia amiga do investimento e a promoção da Reabilitação Urbana no concelho é um trabalho que levamos a cabo semanalmente ao longo de todo o ano”, assegurou.