Associação Insular de Geografia apresenta a plataforma “Território Digital”

O Museu da Imprensa da Madeira foi hoje palco da apresentação da plataforma “Território Digital”, com um evento no qual estiveram presentes o presidente da edilidade local, Pedro Coelho, e os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho.

Este projecto, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos e Projectos da Associação Insular de Geografia, visa responder às necessidades de gestão do poder local e aos desafios das novas políticas de modernização administrativa, nomeadamente, a simplificação, modernização e inovação dos processos, de modo a facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, contemplando ainda a disponibilização de serviços digitais, a promoção da participação cívica e a proximidade das pessoas ao território, refere um comunicado.

A plataforma digital é constituída por diversos módulos que disponibilizam aos cidadãos funcionalidades várias, tais como, Comunicação de Anomalias, Registo de Animais, Pedido e Gestão de Requerimentos, Agendamentos, Consulta de Diretório de Serviços, Toponímia e Consulta de Editais.

Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Quinta Grande, Jardim da Serra e Estreito de Câmara de Lobos, são assim as primeiras freguesias da RAM a a usufruir deste projecto de modernização da administração pública.

Segundo a Associação Insular de Geografia, “esta plataforma irá permitir uma melhoria dos serviços prestados pelas Juntas de Freguesia à população, mas acima de tudo irá facilitar o acesso a um conjunto significativo de serviços, garantindo celeridade e comodidade aos munícipes que poderão usufruir de um conjunto de serviços por via digital, sem que tenham que se deslocar presencialmente às respetivas Juntas de Freguesia”.

A plataforma “Território Digital” entrará agora numa fase de formação e testes de utilização, para que o serviço possa entrar em pleno funcionamento em janeiro próximo, para todos os munícipes de Câmara de Lobos. Também a partir desta data, a Associação Insular de Geografia disponibilizará esta nova ferramenta de gestão às restantes Juntas de Freguesia da Região, interessadas na aquisição do produto/serviço.