Câmara de Lobos assinala Dia Internacional das Cidades Educadoras

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos assinala no próximo dia 30 do corrente mês o Dia Internacional das Cidades Educadoras, com a apresentação do Manifesto das Crianças, criado por crianças da localidade, e de um diálogo virtual, ambos sobre o tema “O que significa pertencer à cidade de Câmara de Lobos- Cidade Educadora?”

A Carta das Cidades Educadoras define que a Cidade Educadora é uma cidade que se relaciona com o seu meio envolvente, que aprende, partilha e, por consequência, enriquece a vida dos seus habitantes, refere uma nota às Redacções.

A Cidade Educadora investe na educação de cada pessoa através da promoção de condições de plena igualdade, e conjugando todos os factores possíveis, procura construir uma verdadeira sociedade do conhecimento, sem exclusões. Assim, o município de Câmara de Lobos, enquanto membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) inscreve-se nesta linha de compromisso social com a educação e a qualidade de vida dos seus habitantes, assegura.

A adesão à AICE permitiu ao município integrar um grupo dinâmico que procura promover a educação como um direito de todos, através da promoção de políticas de diálogo e parcerias. O município tem vindo a afirmar a Educação como área prioritária e fundamental para o seu desenvolvimento, sendo encarada como condição de progresso e promoção de qualidade de vida das pessoas.

Este ano o envolvimento de todos os agentes educativos, do ensino formal ao não formal, foram considerados na definição das actividades programadas, querendo assim marcar os “30 anos a transformar pessoas e cidades para um mundo melhor”, lema da Associação Internacional de Cidades Educadoras criado no âmbito da comemoração do seu 30.º aniversário.

O programa, concebido para dar voz às crianças e jovens, em particular, numa perspectiva de pensar o futuro do concelho, mas também à voz experiente e à transmissão de saberes dos adultos, envolveu a criação do “Manifesto das Crianças”, com o tema “O que significa pertencer à cidade de Câmara de Lobos- Cidade Educadora?”, com a colaboração dos infantários e escolas básicas do 1.º ciclo do concelho, e ainda a realização de um diálogo virtual intitulado “Câmara de Lobos- Cidade Educadora”.

A sessão virtual contará com a participação do edil Pedro Coelho, da Universidade Sénior, do CAO – Centro de Actividades Ocupacionais e de alunos das escolas básicas dos 2.º e 3.º ciclos e secundária do município.

As comemorações terão início pelas 9h45, na Praça da Autonomia, com o hastear da bandeira, o entoar do hino das Cidades Educadoras, a entrega do “Manifesto das Crianças” e a visita à exposição elaborada com os trabalhos realizados pelas crianças e incluídos no manifesto. As celebrações encerrar-se-ão com a realização do diálogo virtual pelas 15h00.