Ondulação forte, mas até agora tempestade “Theta” sem grande influência na RAM

Até agora, a tempestade “Theta” não causou na Região mais do que alguns chuviscos e agitação marítima. Espera-se que, de facto, continue assim. As imagens que publicamos aqui não pretendem mais do que ilustrar, todavia, como a ondulação forte era de facto uma realidade, neste final de tarde de sábado. Na zona do Lido, as ondas arremetiam sem parar contra a costa, e era muita a espuma resultante dos embates do mar com as rochas e com o complexo balnear do Lido.

As previsões meteorológicas para a “Theta” apontavam, ontem, porém, para chuvas intensas e ventos fortes entre o dia de hoje e segunda-feira. Convém pois, observar cuidados, principalmente nas zonas costeiras e montanhosas e na circulação automóvel. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para amanhã, domingo, no arquipélago da Madeira é a seguinte:

Céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial nas vertentes sul e terras altas. Vento moderado a forte (25 a 40 km/h) de sul/sueste, com rajadas até 70 km/h, soprando forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 90 km/h.
No Funchal, em particular, prevê-se  céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, e vento moderado a forte (25 a 40 km/h) de sul/sueste, com rajadas até 70 km/h.

Quanto ao estado do mar, prevêem-se, na costa norte, ondas oeste/noroeste com 2 a 3 metros, e na costa Sul, ondas de sul/sudoeste com 2 a 3 metros.