Iniciativa Liberal defende criação de um “Fórum da Macaronésia”

A Iniciativa Liberal emitiu um comunicado no qual constata que o presidente do Governo Regional veio apelar a uma aproximação entre a Madeira e os Açores para a defesa de interesses comuns. “Não queremos acreditar que a subida do PSD Açores ao poder naquela Região Autónoma tenha algo a ver com isso, porque os interesses dos dois arquipélagos deverão ser sempre superiores aos interesses da partidarite. Será somente uma feliz coincidência, com certeza”, refere a nota.

“No Iniciativa Liberal Madeira pensamos mais longe ao defendermos a criação do Fórum da Macaronésia, que integre a Madeira os Açores, Canárias e Cabo Verde. Com a sua criação, o Fórum, terá como principal objectivo o de criar e reforçar as relações entre as diferentes entidades que o constituem e que, tendo a geografia em comum, persistem em viver de costas voltadas. Aprimorar as políticas e práticas tendo como foco o desenvolvimento regional, as diversas identidades e a cultura”, reza o comunicado assinado por Ricardo Vieira, da comissão coordenadora.

Relações colaborativas e multidisciplinares na área da investigação, intercâmbios de aprendizagem e interacção pública e privada, as suas actividades deverão estar suportadas na sustentabilidade e na resiliência, que são património comum, defende.

O dito Fórum “deverá facilitar o compartilhar de conhecimento e pesquisa; melhorar as práticas de desenvolvimento e boa governança; proporcionar a investigação; criar intercâmbios culturais; promover trocas comerciais criando um mercado apelativo para todas as partes”.

“Não será também de somenos chamar a atenção para a necessidade de projectos europeus para as RUP’s (Regiões Ultraperiféricas) terem a necessidade de incluir três dessas regiões”, conclui a IL. “Sermos mais na prossecução de objectivos comuns fortalece as nossas posições e reforça a nossa postura reivindicativa”.