O que são as calorias?

Muito se fala de calorias, de alimentos que têm muito, outros que têm pouco, outros que são “bombas calóricas” … mas será que sabe mesmo o que são as calorias?

Quando usamos caloria para nos referirmos ao valor energético dos alimentos, na verdade queremos dizer a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de 1 grama de água em 1 ºC (de 14,5 para 15,5ºC). O correto neste caso seria utilizar kcal (quilocaloria), porém o uso constante em nutrição fez com que se modificasse a medida. Assim, quando se diz que uma pessoa precisa de 2.500 Calorias por dia equivalendo a uma quilocaloria, ou 1 kcal, na verdade são 2.500.000 calorias (2.500 quilocalorias) por dia. No Sistema Internacional de Unidades a unidade utilizada é o joule (J):

  • 1 caloria = 4,1868 J

A nossa vida depende de energia que nos é fornecida pelas calorias contidas nos alimentos que são utilizadas pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios etc.

Também se diz que não importa tanto a quantificação das calorias mas sim a sua proveniência, será?

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades, e de acordo com os macronutrientes que os constituem. Os hidratos de carbono e as proteínas possuem 4 kcal/g de energia; 0s lipídios (gorduras) 9 kcal/g..Além disso, numa alimentação saudável 50 a 60%% da energia total diária deve ter origem nos hidratos de carbono, cerca de 30% deve ser fornecida pelos lípidos e 15 a 20% deve ser proveniente das proteínas.

No entanto os micronutrientes (vitaminas e minerais) embora não forneçam calorias também não podem ser descurados pois são fundamentais à manutenção da saúde.

Portanto, importa saber o valor calórico e também a sua proveniência. E como utilizar as calorias?

O balanço energético (energia ingerida versus ingerida dispendida) vai determinar se aumentamos de peso, perdemos peso ou o mantemos. Assim, se gastarmos mais do que comemos baixamos peso e se ingerirmos mais do que gastamos aumentamos de peso.

Os gastos calóricos diários dependem do sexo, estatura, idade e peso atual.

É importante consultar um nutricionista para que os cálculos sejam adaptados às necessidades individuais e assim fazer as melhores escolhas.