“Jamborees do ar” ainda movimentam escoteiros, não só em rádio-amador mas também na Internet

Fotos: Rui Marote
Antigamente, ainda não existia Internet, os “jamborees do ar” realizados pelos escoteiros geravam grande curiosidade e interesse. Era interessante, para os jovens, estabelecer contactos com colegas escoteiros de países longíquos, via radioamador.
Com o advento dos telemóveis e da Internet, poderia pensar-se que esse modelo iria cair em falência, mas, aparentemente e pelo contrário, só se reforçou, tirando partido das ainda mais avançadas comunicações, mas cultivando e mantendo as antigas.

No parque de Santa Catarina, o repórter fotográfico do FN foi ontem encontrar um animado conjunto de escoteiros a participar no JOTI (Jamboree on the Air, Jamboree on the Internet), o maior evento internacional do género, decorrendo simultaneamente nas ondas de rádio e na Internet. Realizados todos os anos em Outubro, aproxima milhões de jovens com um programa dinâmico que pretende estimular a cidadania global e a amizade internacional.
Este ano decorreu entre os dias 16 e 18 de Outubro e incluiu múltiplas acções e intervenções de convidados, discutindo desde assuntos directamente relacionados com o escutismo aos maiores desafios que actualmente se colocam ao planeta.

Segundo uma informação facultada ao nosso repórter fotográfico pelo chefe de agrupamento adjunto Miguel Fagundes, da CNE, na altura em que as fotos foram colhidas, 13 lobitos (idade 6-10 anos), 15 exploradores (idade 10 – 14 anos), 13 pioneiros (14-18 anos), 2 caminheiros (18-22 anos) e 12 dirigentes estavam envolvidos na actividades, já tendo comunicado, via radioamador, com vários países e localidades como Alemanha, Espanha, Portugal, Açores, Inglaterra. Via JOTI (internet) os jovens comunicaram ainda através do Scoutlink com vários escuteiros de diversas parte do mundo, como a Indonésia, Portugal, Inglaterra, entre outros.
O JOTA-JOTI é um dos eventos globais mais antigos do escutismo: data já a 1958. Com a evolução digital, aumentou ainda mais a participação ao longo dos anos.