Secretaria da Saúde recomenda rigor e diálogo à comunicação social em plena pandemia

A Secretaria Regional de Saúde e Protecção Civil emitiu um comunicado reforçando a importância do papel dos profissionais da comunicação na sua nobre missão de informar a população, nos diferentes contextos, principalmente em plena pandemia COVID-19.

“Estamos a atravessar um período diferente em matéria de saúde pública, o qual exige de todos nós, maior rigor, transparência, assertividade e diálogo. Reforçamos a importância da validação de todas as situações reportadas junto de fontes oficiais e institucionais. A desinformação e a ausência de fontes credíveis são geradoras de insegurança junto da população, o que não abona em prol da defesa da saúde pública na Região Autónoma da Madeira”, diz uma nota da SRS.

O objectivo das autoridades de saúde, assegura-se, é proteger a saúde pública e com efeito a economia e a estabilidade social da Região Autónoma da Madeira.

“Apelamos ao bom cumprimento das regras deontológicas que regem a actividade de todos os profissionais. O jornalismo mais do que nunca, tem como principal missão comunicar a verdade dos factos e todos os seus profissionais devem se assumir como parceiros nesta nobre missão de informar a população”, conclui a nota.