Amigos do Doente Mental promovem ciclo de formações e conferências no Porto Santo

A Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira, uma IPSS na área da saúde mental, que actua em toda a RAM, promove de 09 a 16 de Outubro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental – 10 de Outubro – um ciclo de formações, conferências e actividades no Porto Santo, com o tema “Saúde Mental em Foco – Oito dias de Reflexão”.

A AFARAM principiará este ciclo de actividades com a apresentação de uma exposição fotográfica, vídeos sobre a doença mental e curta-metragem (trabalho desenvolvido pelos utentes da AFARAM), na Sala de Exposições do edifício da Assembleia Municipal e sala anexa à mesma, estando as mesmas abertas posteriormente à comunidade, refere uma nota.

Neste conjunto de actividades da AFARAM, haverá ainda lugar à entrega de flyers informativos e panfletos, bem como oportunidade para a colocação de questões no “Quiosque Informa-te” situado na rua paralela à Avenida D. Henrique.

À semelhança das formações já promovidas pela AFARAM em Junho e Julho do presente ano para técnicos e comunidade em geral, desta feita será promovida formação qualificada, no âmbito da prevenção primária na saúde mental, para a comunidade docente e não docente das escolas do concelho.

Relativamente às conferências, destinadas à comunidade civil e comunidade em geral, a acontecer no dia 16 no Centro de Congressos do Porto Santo, intitulada “Ágora de Ideias”, que terá a participação de entidades oficiais da ilha e a presença do psiquiatra Dr. Daniel Neto, a AFARAM irá presentear os convidados com o lançamento da linha
telefónica no âmbito do projeto alcançado em 2020 “Gabinete de Apoio à Saúde Mental” da Caixa Geral de Depósitos – “Prémio Caixa Social”.

No culminar deste ciclo de formações haverá lugar a um “Passeio pela Saúde Mental” com a colaboração/participação do clube de motards. A AFARAM pretende com esta iniciativa promover o trabalho desenvolvido pela Associação, e promover uma reflexão sobre Saúde Mental na comunidade porto-santense.