Deputados do PSD-M elogiam medidas de apoio social implementadas pelo Governo Regional

Os deputados do PSD-M salientaram hoje, numa iniciativa realizada no centro do Funchal, a importância das medidas de apoio social que têm vindo a ser implementadas pelo Governo Regional, medidas essas complementadas pelas instituições de solidariedade social.

“Tem havido uma preocupação de ir ao encontro de todos e de adequar as respostas às necessidades da nossa população”, garantiu a deputada Cláudia Perestrelo. A parlamentar insistiu em que houve um reforço dos apoios no contexto de pandemia. “Existe uma rede de apoios pública e privada a que as pessoas podem e devem aceder, devendo informar-se junto às instituições dos concelhos onde residem, entre elas a segurança social e as Casas do Povo, declarou.

A deputada salientou que o objectivo é “não deixar ninguém de fora” e de responder também, nas situações de desemprego, às pessoas que não estão em condições de requerer o subsídio e ainda àquelas que sofreram uma perda de rendimento.

Referiu, por exemplo o Fundo de Emergência para Apoio Social (FEAS) e o Fundo de Apoio Regional às Organizações Locais (FAROL). “São cerca de 5,5 milhões de euros para as pessoas em circunstâncias de maior vulnerabilidade decorrente da situação de pandemia”, disse.

Cláudia Perestrelo sublinhou que, “para além das medidas existentes antes da pandemia, como o Rendimento Social de Inserção (RSI) entre outras prestações sociais, existe um reforço efectivo nas medidas sociais por forma a minimizar o impacto negativo da crise pandémica”. Manifestou, ainda, preocupação relativamente à ausência de apoios do Estado: “Sabemos que os recursos regionais não são ilimitados e este é um esforço tremendo da Madeira que não tem contado com a atenção do Estado”.

Terminou deixando uma palavra de reconhecimento a todas as IPSS.