Cursos EFA da Escola da Torre resultam num livro a lançar amanhã no Museu de Imprensa

Ao longo dos últimos anos, os Cursos EFA da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre incentivaram e apoiaram, através do intercâmbio de experiências e boas práticas, a protecção, valorização e promoção do património cultural, com especial ênfase para a  literatura oral e tradicional madeirense, refere uma nota de imprensa.

Durante um ano lectivo, e orientados pelas equipas pedagógicas, os formandos dos Cursos EFA recolheram vários contos, rezas, mezinhas, lendas e lengalengas junto de familiares, amigos e conhecidos, principalmente residentes no concelho de Câmara de Lobos. O produto da recolha foi compilado num livro  intitulado “A literatura oral e  tradicional madeirense”, coordenado pelos professores José Xavier Dias e Alcino Penso.

A publicação foi apoiada pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pelo Projecto ERASMUS+ CIA (KA104) e a Empresa de Artes Gráficas Gesto.

O lançamento acontecerá no dia 25 de Setembro, pelas 19h3, no Museu de Imprensa em Câmara de Lobos. Contará com a presença de Nadine Mota, em representação do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia e de Leonel Silva, vereador da Cultura e Ambiente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos. A apresentação do livro estará a cargo de Lídia Araújo, da Associação Xarabanda.

Esta iniciativa insere-se nas comemorações do SMAL (Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias).