Albuquerque visita amanhã obras no Porto do Funchal

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, sábado, 12 de Setembro, pelas 10 horas, as obras de intervenção, agora concluídas, no Porto do Funchal, e preside à apresentação do projecto da nova gare do Cais Norte.

As ditas obras de grande intervenção incluíram o reforço do manto de protecção do molhe sul do Porto do Funchal e a substituição dos cabeços de amarração dos cais 2 e 3 – instalados 36 novos cabeços de atracação –, reforçando, esta última, a segurança e as condições mais adequadas a navios de cruzeiro de maior porte.

A obra deveria decorrer nos anos de 2019, 2020 e 2021, durante a época baixa, por forma a não interferir na operação portuária. Porém, devido à pandemia Covid-19, a conclusão da obra foi antecipada, tendo os trabalhos ficado concluídos agora, refere nota da Presidência, que adianta ainda que, globalmente foram investidos 5,2 milhões de euros.

Por último, o Governo Regional, através da Administração de Portos da Madeira – APRAM, principiará a preparação do concurso público para as obras de construção do novo edifício de apoio ao Cais 6 do Porto do Funchal, que recebe, anualmente, cerca de 50 escalas de navios de cruzeiros.

A nova infraestrutura visa servir o tráfego de passageiros provenientes dos navios de cruzeiro que atracam no lado norte do porto, recebendo-os em melhores condições e conforto, aperfeiçoando a operacionalidade, a atractividade e a qualidade do serviço, enquanto devolve a harmonia merecida a uma das principais portas da cidade do Funchal, reabilitando e valorizando o espaço envolvente, importante para o turismo e para a economia do mar.