Projecto GIRO celebra dois anos do recife artificial Corveta Afonso Cerqueira

O GIRO – Projecto de Valorização da Área Protegida do Cabo Girão, celebra dois anos de afundamento da corveta NRP Afonso Cerqueira com a partilha de imagens e resultados que mostram a evolução da colonização do navio por espécies marinhas ao longo do tempo.
Desde 2018, a corveta é monitorizada pelos investigadores Claúdia Ribeiro (IFCN IP-RAM e OOM – Observatório Oceânico da Madeira) e Pedro Neves (OOM), na qual já contabilizaram 26 espécies distintas de ictiofauna, sendo evidente que para além de atrair peixes das zonas próximas, o recife artificial está já a criar a sua própria biodiversidade, refere uma informação à comunicação social.
As mais recentes conclusões e fotografias de monitorização serão disponibilizadas nas rede sociais da área protegida (@areaprotegidadocabogirao). No decorrer deste ano, está previsto o lançamento do site oficial, uma plataforma participativa totalmente dedicada à APCG e lançamento do Livro Área Protegida do Cabo Girão (Volume I).
O Projecto GIRO é co-financiado pelo PRODERAM – Programa de Desenvolvimento Rural da RAM, promovido pela Associação Insular de Geografia, em parceira com o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza IP-RAM e com a Câmara Municipal de Câmara de Lobos.