Estepilha: grande publicidade da qualidade da medicina particular na RAM, logo à entrada do porto…

Com Rui Marote

Que o Porto do do Funchal está de “tanga”, o Funchal Noticias já noticiou há largos meses. Não se sabe se esta é a nova fonte de receita descoberta pela APRAM para obter verbas: a colocação de publicidade de hospitais particulares. Mas a imagem parece algo tenebrosa, no actual contexto pandémico, e por mais de uma razão.
Queremos fazer publicidade da qualidade das nossas clínicas e hospitais particulares, como Cuba? É que, se calhar, os preços não são os mesmos… À entrada do porto, no ex-edifício onde funcionou a cantina dos portos e escritórios há anos abandonado, situa-se um longo cartaz publicitário do novo Hospital Particular exibindo fotos de todo o staff de médicos e enfermeiros que prestam serviço naquela unidade privada hospitalar, com o seguinte slogan em português e inglês “Consigo Em Todos os Momentos “.
Ora, no actual contexto pandémico, quase dá ideia de que se quer transmitir aos turistas dos inexistentes navios de cruzeiro que nos visitam que podem vir à vontade, pois se apanharem Covid-19 cá, temos toda uma bateria de médicos para tomar conta deles.
Por outro lado, o enorme cartaz traz à memória, para quem já as viu, as inúmeras fotografias de vítimas dos campos de concentração nazis, como em Auschwitz, expostas num memorial. Os médicos surgem muito bem ordenadinhos, quase só lhes falta o número mecanográfico…  Tudo isto evoca imagens contraditórias e macabras. Mas pronto, a APRAM é que sabe.