Eduardo Jesus participou em experiência destinada a assinalar Dia Internacional da Fotografia no Museu Vicentes

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, participou hoje num encontro com os utentes da Associação  de Desenvolvimento Garouta do Calhau, uma actividade programada pelo Serviço Educativo do Museu de Fotografia da Madeira – Atelier Vicente’s, que acolheu aquela actividade.
A comemoração do Dia Mundial da Fotografia prossegue esta tarde, com a abertura gratuita do museu, estando disponibilizados os cenários do século XIX  ao público em geral para registos de imagens, refere uma nota.
Nesta oportunidade, Eduardo Jesus sublinhou que o Museu Vicentes tem estado associado à comemoração de eventos que, de uma maneira ou de outra, têm marcado a História da Madeira.
A actividade de hoje foi particularmente importante por se destinar, precisamente, a assinalar o Dia Internacional da Fotografia, junto de cidadãos seniores, para quem esta arte se mostrou, no passado, de suma importância para o registo de momento de grande importância familiar.
Enaltecendo a intervenção do Governo Regional naquele histórico museu e que marcou significativamente a instituição pela positiva – depois de a mesma já se ter encontrado significativamente degradada – Eduardo Jesus sublinhou a boa experiência que foi possível proporcionar, desta feita, a cerca de uma dúzia de pessoas que tiveram a experiência de tirar fotografias como antigamente, num estúdio, conforme existia ali desde meados do século passado.
“Esta é uma forma de envolver a população local”, declarou. “A fotografia”, postulou, “é memória” e é naquele museu que é possível ao público encontrar grandes memórias de como a Madeira era no passado.