CDU em Santa Cruz para entregar na autarquia um protesto contra a falta de água de rega

A CDU, conjuntamente com a Comissão de Regantes de Santa Cruz, realizou hoje a entrega na Câmara Municipal de Santa Cruz de um protesto contra a falta de água de rega para a produção agrícola.

Nesta iniciativa de entrega do documento, que será também endereçado à empresa pública ARM Águas e Resíduos da Madeira, tutelada pelo Governo Regional da Madeira, o Coordenador Regional da CDU/Madeira, Edgar Silva afirmou: “Estão em causa dois problemas com grande impacto negativo para os produtores agrícolas: a falta de água e o facto de, na maior parte dos sítios de Santa Cruz, a água de rega chegar aos terrenos completamente poluída pela descarga de esgotos feita para as levadas. Assim, os regantes de Santa Cruz protestam, justamente, contra a insuficiente água de rega para a produção agrícola e contra o facto de não haver investimento público na criação de uma rede de saneamento básico capaz de resolver o problema das descargas de esgotos para as levadas, que contaminam a água de rega e queimam a produção agrícola”.

Edgar Silva considerou “inaceitável que, depois de tantos programas e apoios da União Europeia para o desenvolvimento do mundo rural, factores tão elementares como o direito à água de rega ainda sejam tão profundamente sentidos nesta Região. Se o direito à água para a agricultura continua a ser uma justa reivindicação dos produtores agrícolas na ilha da Madeira, então, isto quer dizer que o uso dos dinheiros públicos está a ser erradamente aplicado, uma vez que continua por resolver o problema do sistema de rega”.