Missa no aniversário da Banda Paroquial da Camacha

Sílvio Mendes

A Eucaristia que se iniciará às 10h30 do domingo 16 de agosto na igreja da Camacha será solenizada pela Banda Paroquial de São Lourenço. Assinala o 47.º aniversário da fundação daquela filarmónica.
No final da celebração litúrgica, que será presidida pelo Pe. Óscar Andrade, pároco da Camacha, haverá atuação daquela banda.
Foi no dia 10 de agosto de 1973 que se fundou a Banda Paroquial de São Lourenço numa iniciativa do Pe. António Joaquim Pestana Martinho, então pároco da Camacha. É  um dos movimentos daquela paróquia madeirense, a filarmónica foi a primeira, na Madeira, a ter elementos femininos na sua composição. Iniciou os seus ensaios na antiga casa paroquial, sendo a atual sede social,  no Caminho do Moinho, n.º2, inaugurada a 12 de dezembro de 2001.
Com uma importante ação cultural a banda tem atuado em diversas localidades madeirenses. Também já realizou realizou deslocações ao Porto Santo e a Portugal Continental, nomeadamente a Fermentelos (Águeda), Arrentela e Fernão Ferro (Seixal), Marrazes (Leiria), Arganil (Coimbra), Portalegre, São Romão (Seia). Também atuou na ilha de São Miguel, nos Açores.