60 mil euros para equipar com dois guinchos a nova lota do Funchal

A Secretaria Regional de Mar e Pescas acaba de adjudicar a compra de dois novos guinchos para instalação na nova lota do Funchal. Trata-se de um investimento na ordem dos 50 500 euros, a que acresce a taxa de IVA de 22 por cento, informa aquele organismo governamental.

O fornecimento deste equipamento obrigou a realização de um concurso separado do concurso da empreitada da nova lota do Funchal porque nas regras do programa comunitário de co-financiamento do edifício da lota os guinchos não são elegíveis.

Com esta restrição comunitária, o custo do novo equipamento, considerado fundamental para operacionalizar as descargas mecânicas do pescado, é totalmente suportado pelo Orçamento da Região. O contrato de adjudicação foi enviado para publicação, conforme determinam as regras de contratação pública.

As instalações da nova lota do Funchal deverão entrar em funcionamento até ao final do próximo mês de Setembro, adianta a Secretaria.

O sistema é constituído por uma viga telescópica, com 9,8 metros de cumprimentos, que ficará apoiada numa das vigas existentes na estrutura metálica da cobertura do cais, com capacidade de carga de 500 quilos e um avanço da grua de cinco metros, a contar desde o cais de acostagem das embarcações.