CMF com novo veículo para trabalhar nas redes de saneamento básico da urbe

O edil do Funchal, Miguel Gouveia, e o vereador Rúben Abreu, com o pelouro das Águas e Saneamento Básico na autarquia, apresentaram, esta semana, na Rua da Amoreira, em São Martinho, o novo Veículo de Intervenção Multifuncional em Infraestruturas de Águas Residuais do concelho. Um investimento de 460 mil euros que é co-financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

Miguel Silva Gouveia referiu na oportunidade tratar-se de uma viatura inovadora, quer na desobstrução das redes de águas residuais, quer também na aspiração e limpeza de toda a área em intervenção. “Este é o primeiro equipamento deste género a operar nas redes de água da Madeira, uma nova oferta para este género de trabalho e que está adaptada para a mobilidade em espaços confinados como são as zonas histórias e centrais da nossa cidade”, salientou.

A nova viatura apresenta características amigas do ambiente, permitindo a reciclagem da água. “A partir do momento em que se está a proceder à desobstrução, toda a água utilizada durante esse procedimento é recolhida e reciclada. Após essa filtragem e o acondicionamento dos resíduos no depósito, será possível, no processo seguinte de desobstrução e limpeza, utilizar novamente essa água”, explicou o presidente da Câmara.

Miguel Gouveia referiu ainda que o novo veiculo de intervenção “vem melhorar as condições e a qualidade do serviço que prestamos à nossa população, colocando também as redes de saneamento básico e as redes de águas pluviais do Funchal, ao nível do melhor que se faz na Europa neste sector”.