Estepilha: um percurso do “tanque” da Barreirinha para a “sala do trono”

Rui Marote

Estepilha que José Manuel Rodrigues tem sido, como o próprio Alberto João Jardim já admitiu, uma “surpresa” no papel de presidente do parlamento regional. Em termos de protagonismo, já deu vinte a zero aos que se sentaram anteriormente na “cadeira dourada” do hemiciclo. É quase um segundo presidente da Região e uma autêntica “Madre Teresa de Calcutá”, que visita instituições e, com mãos fartas, distribui donativos, uma hora 1000 euros, outra hora 1500, não verbas exorbitantes que podem levar o Tribunal de Contas a ordenar a devolução, como aconteceu com outros presidentes, mas o suficiente para parecerem generosas. E como piadista também não lhe falta o jeito.
O Estepilha não resiste a revelar as “bocas ” de uma visita recente, a do mais Alto Magistrado da Nação: a dado momento, diz José Manuel Rodrigues para o presidente da República: “Sabe como me chamam…? O Marcelo da Madeira!” Silêncio, sem comentários… Mas não ficou por aqui: José Manuel, entusiasmado, vai daí pergunta a Albuquerque: “Miguel, vamos para um segundo mandato?” (risos).
Como estamos em plena época balnear, lembrámo-nos de repescar do nosso arquivo fotográfico uma imagem registada há 40 anos no “tanque” da Barreirinha (que alguns chamavam de piscina): trata-se de uma foto das equipes de waterpolo. O Estepilha desafia os leitores a identificar a primeira figura da Região. Quem acertar ganha uma visita à Assembleia, máscara e desinfectante incluídos… !