Miguel Gouveia visitou no Monte a substituição da rede de água em fibrocimento

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Gouveia, visitou na freguesia do Monte as obras de substituição da rede de água em fibrocimento que abrange o Caminho das Babosas e o Caminho da Lombada. Trata-se de um investimento de 560 mil euros, que representa a última grande empreitada de substituição de redes de fibrocimento do concelho e tem um prazo de execução de 300 dias.

As obras que arrancaram na passada segunda-feira, dia 20 de Julho, visam substituir os últimos 1,5 km de rede em fibrocimento ainda existentes, e compreendem, numa primeira fase, o Caminho das Babosas, entre o Caminho de Ferro do Monte e o Caminho do Monte, com a duração aproximada de 15 dias. Posteriormente, numa segunda fase, são realizadas obras no Caminho das Babosas, entre o  Caminho do Monte e o Caminho do Desterro, e no Caminho da Lombada, entre o Largo das Babosas, Rua Padre Manuel Romero Rua de Aveiro e o Caminho do Lombo, fazendo ligação a uma obra já concluída no Miradouro da Tabaiba.

Miguel Gouveia destaca que, “estas intervenções têm vindo a substituir as antigas redes em fibrocimento, redes estas com mais de 50 anos e que actualmente face à sua fragilidade e degradação constituem um foco de grandes rupturas e perdas significativas de água potável. Preocupava-nos igualmente o facto das redes conterem materiais em fibras de amianto, nocivo para a saúde pública, e que agora estamos a abolir definitivamente das redes de água do Funchal”, refere-se.

Estas intervenções compreendem também a construção de cerca de 560 ligações domiciliárias, instalação de válvulas reguladoras de pressão e de hidratantes para a rede de incêndio, que irá permitir adequar esta nova infraestrutura aos novos equipamentos que os Bombeiros Sapadores do Funchal e Bombeiros Voluntários Madeirenses têm para o combate a incêndios.

O edil funchalense Miguel Gouveia conclui que “o Funchal está assim a terminar um projecto muito importante na salvaguarda da saúde dos nossos munícipes e na defesa de um recurso natural que infelizmente não é inesgotável, que é água. A modernização das redes de água potável do nosso concelho são uma realidade e este Executivo continuará a apostar e a trabalhar em soluções que melhorem o quotidiano e a qualidade de vida de todos os funchalenses”.

Ao longo dos próximos meses estas intervenções  terão como resultado alguns condicionamentos e alterações ao trânsito entre o Caminho das Babosas e o Caminho da Lombada. A autarquia agradece, portanto, a compreensão e a habitual colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente no local.